Universidade de Aveiro : Departamento de Geociências : Síntese Histórica

Ciência Viva

Eventos e Novidades

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

Quando se constituiu a Universidade de Aveiro em meados da década de 70, foram seleccionadas áreas prioritárias a desenvolver, entre as quais as Ciências da Natureza e do Ambiente. O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Ambiente (Física, Química, Biologia e Geologia) lançou o ensino nestas áreas e criou o núcleo de Economia Mineral e Recursos Minerais, tendo como referência a investigação da Bacia do Vouga. Foram seleccionados como domínios a desenvolver a Geoeconomia (que abarcaria Geoquímica, Geofísica e Recursos Minerais), a Geologia Marinha e o estudo dos Sedimentos Recentes. O desenvolvimento da área de geologia (ensino e investigação) veio nos finais da década de 70 a traduzir-se, de acordo com o modelo organizativo da Universidade, na criação do Departamento de Geociências, o primeiro em Portugal com um contexto integrador das várias áreas ligadas às Ciências da Terra, incluindo as Ciências de Engenharia e as Ciências Geofísicas.

Em 1978/79 iniciou-se a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, e em 1980/81 a Licenciatura em Engenharia Geológica. O Mestrado em Geoquímica, criado em 1981, constituíu o arranque dos cursos de pós-graduação, cuja expansão se deu na década de 90, com a criação do Mestrado em Minerais e Rochas Industriais (1994) e a participação no Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras e do Mar (criado em 1989) e no Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia (criado em 1996).

INSTALAÇÕES

Alameda da UA

O departamento está situado no edifício 16 do Campus Universitário de Santiago, projectado pelo arquitecto Souto Moura. Dispõe de uma área total de 4340 m2.

Imagens do Departamento

Piso 0