UA : Dep. de Geociências : Cursos : Eng.ª Geológica : Petrologia

Síntese Histórica e Instalações

Orgãos de Gestão

Cursos

Pós-Graduação

Investigação

Docentes

Técnicos e Pessoal Administrativo

Laboratórios e Equipamento

Intercâmbio de Estudantes

Informação/Alunos

Ciência Viva

Eventos e Novidades

Links

Disciplina: Petrologia

 

Escolaridade:

3/1/3; 5.0 UC; 2º ano / 2º semestre.

 

Objectivos:

Introdução de conceitos básicos de petrologia ígnea, sedimentar e metamórfica. Técnicas de estudo em petrologia.

 

Competências:

Conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais de petrologia. Desenvolvimento de competências práticas no dominio da identificação e classificação de rochas e minerais ao microscópio de luz transmitida.

 

Conteúdos Programáticos:

Teóricas:

Rochas ígneas: caracterização textural, mineralógica e geoquímica; sistemas de classificação; diagramas de fase; estudo dos processos geológicos envolvidos na génese e evolução de magmas; séries magmáticas; ocorrência dos diferentes tipos de rochas ígneas. Rochas sedimentares: caracterização textural, mineralógica e geoquímica; sistemas de classificação. Rochas metamórficas: caracterização textural, mineralógica e geoquímica; sistemas de classificação; estudo dos processos geológicos envolvidos na sua génese e evolução; ocorrência dos diferentes tipos de rochas metamórficas. Ambientes petrogenéticos.

Teórico-Práticas:

Fundamentos de cristalo-óptica.

Práticas:

Estudo petrográfico dos principais grupos de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas ao microscópio de luz transmitida.

 

Metodologias de Ensino:

Aulas formais teóricas e práticas laboratoriais (2 aulas de 1.5h).

 

Avaliação:

Avaliação periódica com 2 ou 3 exames teóricos e teórico-práticos escritos (60%) e um exame prático escrito (40%).

 

Pré-requisitos:

Química II, Cristalografia e Mineralogia, Geodinâmica.

 

Observações:

Esta disciplina é comum à licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia.

 

 

©2002 Universidade de Aveiro

Desenvolvimento: Departamento de Geociências
Comentários e Sugestões