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Disciplina: Solos
Escolaridade: |
2/2/0;
3.5 UC; 5º ano / 1º semestre. |
Teóricas: |
Conceitos e relações
fundamentais em Pedologia. Constituição da fase
sólida do solo; caracterização dos
constituintes mais reactivos – compostos húmicos,
minerais argilosos, alofanas e imoglobites, óxidos
de Fe, Al e Mn. Água e constituintes gasosos.
Processos fundamentais: adsorção e troca iónica,
adsorção específica, co-precipitação, formação
de complexos argilo-húmicos e organo-metálicos,
oxidação-redução. Degradação dos solos: erosão,
acidificação, salinização e contaminação.
Causas e remediação. |
Teórico-Práticas: |
Apresentação e discussão de problemas reais;
selecção das técnicas de amostragem e de análise
mais adequadas a cada caso. Interpretação de
cartas de solos. Correspondência entre a legenda
utilizada nas cartas de solos de Portugal e a
legenda da FAO. |
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